Fazenda Seva Farms com dois homens trabalhando em uma plantação com uma estufa ao fundo
SEVA FARMS - ALIMENTO ORGÂNICO E REGENERATIVO

 Conheça o Seva Farms, um projeto de Seva idealizado e conduzido por Mohinder Singh, que proporciona alimentos restaurativos, orgânicos e vegetariano para pessoas adoecidas e hospitalizadas.

NOME DO PROJETO: Seva Farms

PAÍS: Estados Unidos da América
CIDADE: Dexter MI

DESCRIÇÃO: O Seva Farms é um projeto de Seva que proporciona alimentos restaurativos, orgânicos e vegetariano para pessoas adoecidas e hospitalizadas.

PÚBLICO: Idosos, doentes, pessoas hospitalizadas e seus cuidadores. Famílias que sofrem pela perda e luto.

ANO DE INÍCIO: 2021

RESPONSÁVEL: Mohinder Singh

PARA APOIAR O PROJETO, ENTRE EM CONTATO:

mohindersinghyogi@gmail.com

DESCRIÇÃO

“Seva é uma prática espiritual de sair do próprio caminho para poder ajudar outra pessoa, ou ajudar uma situação, sem desejo de recompensa.”

 

É com esses valores de Seva que o projeto Seva Farms, criado em 2021, serve alimentos medicinais, orgânicos, frescos, nutritivo e vegetariano para idosos, pessoas adoecidas ou que passaram por cirurgias, incapacitadas de saírem de suas casas e até famílias passando por processos de luto. 

 

O projeto teve início no período da pandemia, quando o sevadar Mohinder Singh, agricultor e idealizador do Seva Farms, percebeu que muitas pessoas adoecidas pelo Covid-19 ou outras condições de saúde, estavam em casa, sozinhas, respeitando o isolamento social, sem poder ir ao supermercado e cozinhar sua própria comida. Essas pessoas recorriam muitas vezes ao delivery de pizzas e fast foods, que são alimentos pouco nutritivos, repleto de gorduras trans, agrotóxicos e sem qualquer cuidado em seus preparos. 

 

O alimento, que deveria estar dando suporte a sáude, assim como curando as pessoas, ao contrário, agravava esta condição de saúde pública.

 

Diante desse cenário, Mohinder vislumbrou a possibilidade de usar sua vasta experiência com plantio de alimentos orgânicos e conhecimento sobre culinária vegetariana, biodinâmica e restaurativa, para servir essas pessoas adoecidas e/ou debilitadas, sobretudo idosos que necessitam de cuidados constantes. 

 

Para ele, o que as pessoas precisam quando estão passando por uma situação desafiadora são alimentos reais, orgânicos, nutritivos, medicinais, preparados com o amor e a vibração do divino. 

 

Para Mohinder é necessário que nos atentemos para acessarmos esses alimentos de alta qualidade, enquanto um gesto de cuidado:: 

 

- As práticas e a consciência do agricultor. Como ele está lidando com a terra, quais sementes ele utiliza, o plantio é orgânico, a terra e o tempo da natureza estão sendo respeitados?

 

- Como está o estado mental do cozinheiro. Existe uma intensão de cura? O alimento está sendo abençoado com orações? O ambiente é saudável e elevado? 

 

- Onde está nossa consciência e atenção quando nos alimentamos? Há presença no ato de se alimentar? Ou estamos distraídos, assistindo televisão ou realizando outras atividades enquanto comemos? 

 

Atentar-se a pelo menos um desses três elementos já é o suficiente para acessar uma alimentação restaurativa e possivelmente, mudar nosso hábito alimentar. Contudo, o projeto Seva Farms busca trabalhar nesses três pilares para servir refeições a pessoas que precisam de cuidado integral. Desta forma, além de servir alimentos medicinais, ele ensina como cada um pode cultivar e cozinhar seu próprio alimento, pois, para ele, cuidar da terra, plantar, cultivar, colher, cozinhar é uma experiência sagrada, faz parte do processo de transformação individual. 

 

Mohinder Singh se apropria de outras estratégias curativas em seus alimentos. Desde o plantio até o ato de servir o alimento a seus clientes, ele promove um espaço meditativo, estando sempre presente e consciente em seus preparos. Esse gesto por si só, já traz um impacto positivo na comida, mas, além disso, ele também entoa mantras, utiliza a vibração dos cristais e faz preces a Deus enquanto processa o alimento, imputando intenção de cura e de bênçãos para aqueles que vão se beneficiar da refeição. 

 

“Eu sempre trago Mantras, o Wareguru Simran, Ra Ma Da Sa, o cântico Guru Ram Dass para curar, trazer essas diferentes práticas para o alimento é algo que sinto ser esse tempero extra, o molho especial” 

 

Mohinder compartilha que demorou muito tempo para aprender a acessar e cultivar esses alimentos de alta qualidade, orgânicos (sem agrotóxicos, corantes ou conservantes) e a lidar com a abundância natural da terra. Depois de mais de 20 anos de experiência como agricultor e cozinheiro, ele decidiu colocar seu conhecimento a serviço da comunidade, já tendo servido, inclusive, em outros projetos de seva como, por exemplo, na cozinha do Solstício, evento de práticas de Kundalini Yoga promovido pela 3HO, enquanto coordenador. 

 

Do mesmo modo que cultivamos nossa prática de autocuidado, de cidadania, de consciência em nossos ambientes de trabalho, desenvolver uma relação com a alimentação, que está para além da necessidade, é importante para nos conectarmos com à terra e todos os seres que nela habitam. Fundamental para acessarmos os valores de Seva tão caros a Mohinder e ao Seva Farms.

 

O Seva Farms nasce desse contexto de elevação e de cura, trata alimento como medicina, não apenas do corpo, mas da mente e da alma. É um projeto totalmente voluntário que conta com ajuda de doações e apoios para existir.

 

Assista à entrevista com Mohinder no vídeo acima para saborear ainda mais seu projeto de Seva. 

 

Para saber mais sobre o Seva Farms e para apoiar o projeto, acesse o Facebook ou envie um e-mail para o Mohinder Singh