• Seva Corps

O ALEITAMENTO MATERNO







Amamentar é maravilhoso, é um ato de amor, é incrivelmente importante, MAS não é simples. O período de aleitamento é um momento importante e delicado de criação do vínculo da mãe com o filho e, ao mesmo tempo, em um contexto onde existem tantas transformações e adaptações acontecendo nesta nova vida que se apresenta a todos os envolvidos.


Os primeiros 40 dias após a chegada do bebê é o período conhecido como resguardo. Neste momento as mulheres estão mais vulneráveis e muitas coisas estão encontrando um novo lugar, seja no físico, no emocional, no neurológico, no relacional, e a lista continua. A ciência hoje, inclusive, nomeia este período como matrescência, pois reconhece que tão intenso quanto o período fervilhante da adolescência, é a chegada neste novo lugar após a travessia do portal, que é o parto.


Cada mulher sente a amamentação de uma maneira. Cada uma vive essa experiência de uma forma individual e muito particular. Para este momento em que ainda não se tem clareza do processo e busca-se compreender o que está acontecendo, é essencial cercar-se de uma rede de apoio e contar com ajudas. Em tratando-se de amamentação, caso haja dificuldades, recomenda-se buscar ajuda em sua rede de mulheres mais próximas e de confiança, ou mesmo de especialistas, consultoras de amamentação. Tenho três conselhos bases para o período de lactância : Durma, Descanse, Volte a dormir. Essa é a essência, mas também podemos expandir para outros três conselhos preciosos para esse momento: Tenha paciência consigo mesma, Tenha paciência com o processo, Desfrute do processo. E a melhor forma de fazer isso é voltando aos 3 primeiros conselhos: durma e descanse!


Nos primeiros 40 dias é importante que se possa fazer isso, assim é possível dar o melhor de si e agir a partir do melhor lugar, que é o seu coração.


Não se esqueça: se alimente bem e não fique ligada querendo fazer tudo a sua volta. Busque apoio, não apenas de quem está no entorno próximo, mas também da comunidade. Solte, deixe ir, peça ajuda.


Descanse

Desfrute, e…

Se dê tempo


É necessário se permitir cercar-se desses cuidados para que se possa criar tempo e espaço para realizar os ajustes necessários e para que possa vir a ser este novo Eu.


Por Shanti Kirpal Kaur/Holanda

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo