• Seva Corps

MEDITAÇÃO PARA NERVOS FORTES






Precisamos de um pouco mais de calma e força para sermos nós mesmas


Um dos efeitos colaterais que a pandemia causou em muitas mulheres foi uma sobrecarga resultante tanto do isolamento social trazendo acúmulo de afazeres (casa, filhos, trabalho...) como quantidade de horas que passamos a ficar conectados à internet e as redes sociais.


Cada vez mais esses momentos estão mais constantes ou permanentes, não permitindo que o nosso corpo consiga ativar seu sistema autorregulatório. Dessa forma, passamos a acionar cada vez mais nosso sistema nervoso simpático, causando um curto-circuito tentando restabelecer o equilíbrio no corpo.


Os hormônios como cortisol, liberados pela adrenal, aumentam e sintomas começam a aparecer como tensão, cansaço, desânimo, irritabilidade, impaciência, depressão e ansiedade.


Tudo o que precisamos neste momento é de um pouco mais de calma e força para sermos nós mesmas.

Uma boa ferramenta que compartilho aqui é esta meditação que nos permite acionar o nosso sistema nervoso parassimpático, responsável por liberar hormônios que têm funções reconstrutoras do corpo, diminuindo o ritmo da respiração, estimulando a digestão, relaxando os nervos e mudando a circulação para o centro do corpo, nos permitindo acessar a mente neutra e, ao mesmo tempo, nos dando a resiliência do nosso sistema nervoso para que, mesmo em um mar de incertezas, possamos navegar sustentados na luz da nossa alma.

INSTRUÇÕES: POSTURA: Sente-se em Easy Pose com a coluna reta, e uma leve trava de pescoço (jalandhara bandha).


MUDRA: A mão esquerda está em Ravi Mudra (ponta do polegar e anelar - dedo do anel) se tocam; as unhas não se tocam, no nível da orelha, palma da mão para frente.

A mão direita está em Buddhi Mudra (ponta do polegar e do dedo mindinho se tocando), descansando no colo, palma da mão para cima.

*(Os homens invertem a posição para que a mão direita tenha o polegar tocando o dedo anelar, mão no nível da orelha e a mão esquerda fica com o polegar e o dedo mindinho se tocando).


FOCO: Os olhos estão 1/10 abertos.


RESPIRAÇÃO: Faça a respiração lenta e profunda.


TEMPO: Recomenda-se começar com 11 minutos e trabalhar até que tenha a experiência de 31 minutos.


PARA FINALIZAR: Inspire profundamente, levante os braços para cima, abra obem os dedos, e sacuda rapidamente por vários minutos. Relaxe.


Meditação do livro I AM A WOMAN


Por Fatehpal Kaur/Brasil

4 visualizações0 comentário