• Seva Corps

CRAJIRU PARA TEMPOS DE INCERTEZA

Atualizado: 23 de set. de 2021






Com o nome científico de Arrabidaea Chica, o Crajiru é também conhecido como Pariri, Puçá Panga, Cipó Cruz, Paripari, Carajurú, Piranga, e Cipó-Pau. Mesmo com a prevalência na região amazônica, essa planta cresce na África e na América Latina, desde o México até o Brasil.


Muito utilizado pelos índios da Amazônia, o Crajiru possui diversos benefícios para a prevenção e tratamento de doenças. O Pariri possui propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, cicatrizantes, anti fúngicas, anti anêmicas, fortificantes, adstringentes e afrodisíacas. É uma opção natural para auxiliar o tratamento de hemorragias, anemias, diarreia com ou sem sangue, corrimentos vaginais, inflamações ginecológicas, dores intestinais e icterícia.


Bastam 3 a 4 folhas grandes ou 2 colheres de sopa para um litro de água (se as folhas estiverem em pedaços). Não ferva a folha. Ferva a água e jogue a água fervendo em cima das folhas. Tampe e deixe esfriar fora da geladeira. Beba ao natural, no lugar da água, o equivalente a um litro por dia, aos poucos durante todo o dia. Não consuma chá do dia anterior.


Devido ao seu sabor adstringente, algumas pessoas preferem tomar o Crajiru em cápsulas para não sentir o gosto da planta. Nesse caso, procure um médico naturólogo para que possa transcrever a posologia indicada para o seu caso.


Pariri tem poucos efeitos colaterais, pois possui baixo teor de toxinas. Porém, nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica e nenhuma planta medicinal deve ser consumida em excesso.



Por Gurupreet Kaur/Brasil







53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo