• Seva Corps

ALQUIMIA CULINÁRIA

Atualizado: 23 de set. de 2021





A água refresca minhas mãos enquanto higienizo um molho de coentro. O aroma em micropartículas rapidamente atinge meu cérebro, mais precisamente a região do hipocampo. Instantaneamente a alegria me invade e a inspiração surge num imenso prazer em preparar o alimento para minha família.


As cores iluminam meus olhos, o vermelho reluzente dos tomates, o verde refrescante do coentro e já me dão água na boca. Neste momento tenho a consciência do poder em minhas mãos. Aqui está a possibilidade de trazer saúde e harmonia para minha casa.


Com todo amor e entrega, cuido do alimento que nutre física e emocionalmente minha família. Com amor e reverência a todos os seres que ajudaram a produzir e conduzir este alimento até minha cozinha.


Na cozinha a tristeza se transforma em alegria, a desesperança na mais profunda confiança, a raiva em ação amorosamente consciente.


Com a geometria das formas criadas pelo fio de minha faca vou construindo a arquitetura, a textura e a composição do meu alimento. Harmonizando os sabores, as texturas, os aromas e as formas posso, enfim, saborear o meu quadro vivo.


Por Sat Sundri Kaur/Brasil


Baião de dois vegano, prato típico brasileiro composto por arroz e feijão enriquecido com legumes e carne, no caso substituída por tofu defumado. Alimento sobre um prato de cerâmica, adornado com corações de tomates e folhas de coentro, manjericão e tomilho.
imagem gentilmente cedida por Liv Avtar Kaur/Brasil

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo