
ONG CURASER:
CURANDO O SER PARA SER
Conheça o trabalho desenvolvido pela Ong CuraSer, que tem no servir do alimento a ponte para acolher as necessidades mais profundas do ser, através da escuta profunda.


FICHA TÉCNICA
NOME DO PROJETO: Ong CuraSer
PAÍS: Brasil
CIDADE: Rio de Janeiro, RJ
DESCRIÇÃO: A Ong CuraSer realiza um trabalho que, através do servir de alimentos, roupas, e material de higiene pessoal, constrói pontes para tecer relações de escuta profunda com moradores de rua do Rio de Janeiro, como caminho para alicerçar a dignidade do ser.
PÚBLICO: Moradores em situação de rua.
ANO DE INÍCIO: 2017
RESPONSÁVEL: Simrat Kaur
ENTREVISTA
Servir com a escuta. E escutando, estar com o outro. E estando com o outro, curar o ser.
Esse é o propósito e trabalho desenvolvido pela Ong CuraSer, instituição que nasceu no Rio de Janeiro, em 2017, fomentada por professores e alunos de Kundalini Yoga, com a missão de levar cura através do amor a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Mais do que prestar assistência, serve para transformar a realidade externa e interna dos seres que atravessam esse servir.
Um trabalho que tem o servir de alimentos, roupas e materiais de higiene pessoal como ponte para tecer relações de escuta profunda com moradores de rua da cidade e como caminho para alicerçar a dignidade do ser.
Entre a escuta e o realizar, várias ações são tecidas:
- Captação de alimentos, roupas e materiais de higiene pessoal.
- Preparo do alimento.
- Montagem de um espaço de serviços e escuta em uma praça da cidade.
- Escutar, escutar, escutar.
- Cuidar para que as necessidades que surjam sejam acolhidas e encaminhadas.
- Tecer parcerias para solucionar as demandas surgidas.
- Realizar as devolutivas e acompanhamento até a solução definitiva.
Para quem precisa de ajuda, uma escuta conta muito e um riso cura. O alimento nutre o corpo e a presença nutre a alma.
Com a chegada da pandemia, os trabalhos da CuraSer se viram suspensos. Várias mudanças de rumo atravessaram quem estava a frente do trabalho. E o convite foi para se incubar e reavaliar.
Porém, para quem está em situação de rua, a presença e o agora, mais que nunca, se fazem necessários. E, mais de uma ano e meio depois de paralisada das ações, com o controle da pandemia através da vacinação, retornar as ações em praças se mostra possível. Para além disso, novas turmas de professores de Kundalini Yoga, sedentos por servir, trazem à tona a possibilidade de reorganizar uma ação piloto, como novas perspectivas e formas de parceria.
A Ong CuraSer segue viva dentro de cada um que teceu essa história, como pontua Simrat Kaur. E por isso em cada oportunidade renasce, sustentando o propósito de semear amor através da presença e acolhida.